O objetivo dos posts/aulas da Série Programação I é servir de guia para o aprendizado das principais técnicas de programação disponíveis nas linguagens de programação dos diversos paradgmas e com elas solucionar problemas reais no desenvolvimento de software. Essa série de aulas foi desenvolvida para alunos iniciantes em programação, sejam eles autodidatas, entusiastas, alunos de ensino técnico, graduação e/ou pós graduação. Utilizaremos a linguagem de programação Java Script e esperamos que gostem do nosso conteúdo.
1- Variáveis/Tipos
Linguagens de programação possuem variáveis que podem ser manipuladas, toda variável é identificada por um nome ou identificador (x, y, z...), e a elas são atribuídos/associados tipos/tipos de dados [inteiro, string, real, float, double, etc.] e valores. Uma das características básicas de uma linguagem de programação é o conjunto de tipos que ela aceita para suas variáveis.
Os tipos de dados em Java Script são: tipos primitivos e tipos de objeto
Contexto: um ônibus de turismo qualquer, dentre outras coisas, possui poltronas (No computado: espaço em memória), cada poltrona possui uma identificação (No computador: nome da variável) e é ocupada por um passageiro humano (No computador: valor atribuído a variável - Ana Lis ou Ryan Azevedo por exemplo) ou fica livre, sem passageiros (null). Tudo vai depender da venda das passagens para determinada viagem ou trecho/percurso dessa viagem.
Exemplos:
PoltronaIsolada p1 〓 Ana Lis // A poltrona p1 do tipo Isolada receberá (〓) o passageiro Ana Lis.
PoltronaCombianda p2 〓 Ryan Azevedo // A poltrona p2 do tipo Combinada receberá (〓) o passageiro Ryan Azevedo.
PoltronaCombianda p3 〓 null // A poltrona p3 do tipo Combinada não esta ocupada (〓 null) por passageiros.
Declaramos três poltronas (Variáveis), identificamos as três e atribuímos passageiros para cada poltrona declarada (p1, p2 e p3). E em Java Script? Como é a declaração de variáveis? Vejam a Figura 2.
Figura 2. Declaração de Variáveis em JS
No computador não existem Poltonas e sim espaços em memória, portanto para preencher esses espaços vamos atribuir valores as variáveis que terão nome, valor e tipo. JavaScript é não tipada [diferente do Java que é fortemente tipada e por isso precisamos declarar o tipo da variável], ou seja, não precisamos enunciar o tipo da variável declarada, não precisamos informar que as variáveis p1, p2 e p3 são do tipo inteiro, real, float, double, string, boolean ou é um objeto.
Nos exemplos abaixo percebemos que os tipos não foram declarados.
var p1 〓 11 // Variável do tipo numérico com o identificador/nome p1 recebendo o valor 11.
var p2 〓 8.9 // Variável do tipo numérico com o identificador/nome p2 recebendo o valor 8.9.
var p3 〓 "Ryan" // Variável do tipo String [Podemos usar " " ou ' ' ou ` `] com o identificador/nome p3 recebendo o valor Ryan.
tipos com métodos e tipos sem métodos.
tipos mutáveis e imutáveis
Essa é a representação simples de um objeto em JavaScript:
var livro = {
area: "Inteligência Artificial", bacana: true
}; |
Temos duas propriedades para o Objeto livro, a área/tema do livro e se o livro é bacana com uma variável do tipo boolean, JavaScript é não tipada (diferente do Java que é fortemente tipada), ou seja, não precisamos declarar o tipo da variável declarada.
Para acessar as propriedades do Objeto, usamos o . (ponto). Existe uma outra forma de acessar, descubra qual é.
livro.area
livro.bacana |
O código completo que representa o Objeto Livro com a chamada das propriedades.
var livro = {
area: "Inteligência Artificial",
bacana: true
}; //; é opcional!!! O que é muito legal!!!
livro.area
livro.bacana |
O resultado executado no Node.js é apresentado abaixo (Vide Figura 4).
> livro.area 'Inteligência Artificial'
> livro.bacana true |
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