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O objetivo dos posts/aulas da Série Programação I é servir de guia para o aprendizado das principais técnicas de programação disponíveis ...

Programação I - Aula 01 com Java Script - Parte 1 - VERSÃO BETA 12/06/20 - Última Atualização


O objetivo dos posts/aulas da Série Programação I é servir de guia para o aprendizado das principais técnicas de programação disponíveis nas linguagens de programação  dos diversos paradgmas e com elas solucionar problemas reais no desenvolvimento de software. Essa série de aulas foi desenvolvida para alunos iniciantes em programação, sejam eles autodidatas, entusiastas, alunos de ensino técnico, graduação e/ou pós graduação. Utilizaremos a linguagem de programação Java Script e esperamos que gostem do nosso conteúdo.

1- Variáveis/Tipos 

Linguagens de programação possuem variáveis que podem ser manipuladas, toda variável é identificada por um nome ou identificador (x, y, z...), e a elas são atribuídos/associados tipos/tipos de dados [inteiro, string, real, float, double, etc.] e valores. Uma das características básicas de uma linguagem de programação é o conjunto de tipos que ela aceita para suas variáveis.

Os tipos de dados em Java Script são:  tipos primitivos e tipos de objeto

Contexto: um ônibus de turismo qualquer, dentre outras coisas, possui poltronas (No computado: espaço em memória), cada poltrona possui uma identificação (No computador: nome da variável) e é ocupada por um passageiro humano (No computador: valor atribuído a variável - Ana Lis ou Ryan Azevedo por exemplo) ou fica livre, sem passageiros (null). Tudo vai depender da venda das passagens para determinada viagem ou trecho/percurso dessa viagem.

Figura 2. Ônibus de Turismo e Variáveis.

Exemplos:

PoltronaIsolada p1 〓 Ana Lis // A poltrona p1 do tipo Isolada receberá () o passageiro Ana Lis.

PoltronaCombianda p2 〓 Ryan Azevedo // A poltrona p2 do tipo Combinada receberá () o passageiro Ryan Azevedo.

PoltronaCombianda p3 〓 null // A poltrona p3 do tipo Combinada não esta ocupada (〓 null)  por passageiros.

Declaramos três poltronas (Variáveis), identificamos as três e atribuímos passageiros para cada poltrona declarada (p1, p2 e p3). E em Java Script? Como é a declaração de variáveis? Vejam a Figura 2.

Figura 2. Declaração de Variáveis em JS

No computador não existem Poltonas e sim espaços em memória, portanto para preencher esses espaços vamos atribuir valores as variáveis que terão nome, valor e tipo. JavaScript é não tipada [diferente do Java que é fortemente tipada e por isso precisamos declarar o tipo da variável], ou seja, não precisamos enunciar o tipo da variável declarada, não precisamos informar que as variáveis p1, p2 e p3 são do tipo inteiro, real, float, double, string, boolean ou é um objeto.

Nos exemplos abaixo percebemos que os tipos não foram declarados.

var p1 11 // Variável do tipo numérico com o identificador/nome p1 recebendo o valor 11.

var p2   8.9 // Variável do tipo numérico com o identificador/nome p2 recebendo o valor 8.9.

var p3 "Ryan" // Variável do tipo String [Podemos usar " " ou ' ' ou ` `] com o identificador/nome p3 recebendo o valor Ryan.



tipos com métodos e tipos sem métodos.


tipos mutáveis e imutáveis



Essa é a representação simples de um objeto em JavaScript:

var livro = {    
    
area: "Inteligência Artificial",
    bacana: true
};
Figura1.
Código para declaração de um Objeto  

Temos duas propriedades para o Objeto livro, a área/tema do livro e se o livro é bacana com uma variável do tipo boolean, JavaScript é não tipada (diferente do Java que é fortemente tipada), ou seja, não precisamos declarar o tipo da variável declarada.

Para acessar as propriedades do Objeto, usamos o . (ponto). Existe uma outra forma de acessar, descubra qual é.


livro.area
livro.bacana

Figura 2. Comando para acessar as propriedades do Objeto livro

O código completo que representa o Objeto Livro com a chamada das propriedades.

var livro = {
        area: "Inteligência Artificial",        
        bacana: true
    }; //; é opcional!!! O que é muito legal!!!
    livro.area    
    livro.bacana
Figura 3. Código completo do Objeto Livro

O resultado executado no Node.js é apresentado abaixo (Vide Figura 4).

> livro.area 'Inteligência Artificial'
> livro.bacana true
Figura 4. Resultado do acesso ao Objeto livro


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